O Basenji

Conheça o Basenji

shape

História

Basenji é uma das raças mais antigas ainda existente, exames de DNA mostram que a raça tem pelo menos 4 mil anos. Descoberto na África Central em tribos isoladas, ali manteve suas características primitivas, como o fato de não latir. No passado, o basenji chegou a ser exibido em zoológico como um cão selvagem, atualmente mantém a rusticidade e a simplicidade originaria característica da raça, fazendo com que o basenji seja uma raça única.

Para mais informações, acesse o link Basenji Timeline (em inglês).

Pintura canina antiga em caverna

Características Físicas

O basenji é um Sighthound, cão que caça a presa em perseguição mantendo contato visual, desta forma é atlético, forte sem ser grosseiro e elegante sem ser frágil, com altura de perna e movimentação elegante e porte aristocrático, olhar profundo e testa enrugada, orelhas eretas e o rabo enrolado, porte médio, pelagem lisa e curta.

Possui quatro diferentes colorações: vermelho e branco, preto e branco, tigrado e branco; e tricolor (preto, branco e vermelho). O branco é sempre a cor minoritária.

Cores Basenji

Saúde

O Basenji é um cão simples e rustico, de fácil manejo e sem necessidades especiais. Muito saudável de maneira geral e com pouquíssimas incidências de doenças genéticas; Como forma de prevenção, fazemos testes no laboratório OFA nos EUA, nos padreadores e matrizes antes da reprodução, com este cuidado eliminamos em 100% a possibilidade de gerar filhotes com tais doenças.

Nossos filhotes descendem de uma longa linhagem de cães campeões de exposições, mais uma excelente referencia, já que um cão doente ou de temperamento ruim jamais conseguiria competir ou ainda mais ser campeão.

Basenjis
Basenjis saúde

Temperamento

A independência é uma de suas principais características, com isso o basenji não precisa de quantidade de tempo e sim qualidade de tempo ao lado de seus donos, característica importante para adaptação a vida moderna, já que, infelizmente muitas vezes não temos tempo suficiente para dedicar aos nossos cães.

Reservado com o que é novo ou diferente, o basenji em um primeiro momento se preserva por segurança do que não conhece, fazendo com que a amizade de pessoa estranha com o basenji tenha que ser conquistada. Outra grande vantagem da raça que tende a não incomodar a quem não gosta de cães e a não se aproximar de quem não demonstra interesse.

Vale ressaltar que o Basenji, não é agressivo! O Basenji nunca deve morder ou rosnar mesmo para estranhos e pessoas desconhecidas!

Basenjis temperamento
Basenjis temperamento

Inteligência instintiva, o Basenji sabe bem se situar com a família ou em grupo com outros cães, bem como em ambientes diversos. Podendo curtir um dia em uma área diferente do seu cotidiano normal, rural ou urbano, cheio de novos desafios e a noite curtir um longo momento com a família no sofá, por exemplo.

Limpo e higiênico o Basenji não gosta de se sujar ou dormir na sujeira, desta forma aprende com muita facilidade e de forma muito instintiva a fazer suas necessidades fora de casa ou em locais específicos. Comparado muitas vezes com o Gato o Basenji gosta de se lamber para se manter limpo.

Amoroso com a família e amigos próximos, o Basenji não é um cão de um dono só, conseguindo ser o melhor amigo de toda a família.

Alegre, energético e curioso é uma excelente companhia para os dias mais agitados aos mais lentos.

Tais características citadas são referencias de um cão de boa linhagem e bom temperamento.

É possível achar relatos de pessoas descrevendo o Basenji totalmente diferente do que propomos aqui, provavelmente Basenjis de procedência duvidosa, cães criados sem critério e sem sociabilização.

Por isso a importância do nosso trabalho com a raça!

Basenjis temperamento